segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Prestigiando o que é nosso - Onde vivemos e com quem.

          Eu estava lendo hoje o artigo “Paranaenses jogam bairrismo para escanteio” e confesso que fiquei um pouco desapontado. Primeiro, gostaria de dizer que torcer por um clube de sua cidade não pode ser denominado pejorativamente como “bairrismo”

          Gostaria de me contrapor a este conceito de rejeição ou apatia para com os clubes da capital e do estado, mesmo que existam fatores científicos favoráveis a esse comportamento, tais como: história, antropologia, colonização, estatística, visibilidade, etc.

          Naturalmente que vivemos num país livre, torcemos para quem queremos e não precisamos dar satisfação a ninguém. Todos nós gostamos de vencer, queremos ver a bola na rede e o nosso time campeão.

          Entretanto, cabe aqui uma pergunta: “Se eu torcer pelos times de fora do meu estado estarei fortalecendo quem?”. Estou convicto de que clubes brasileiros que conseguiram e mantém a hegemonia do futebol, só conseguiram isso pela fidelidade de seus conterrâneos, que na vitória ou na derrota se lhes foram fiéis o tempo todo.

          A gente pode perfeitamente fazer uma analogia com a nossa família e com os nossos filhos. Se lhes apoiarmos somente nas vitórias nunca teremos uma família feliz e campeã no campeonato da vida. São justamente nos momentos difíceis que precisamos apoiar os nossos clubes.

          Penso que poderíamos aproveitar esta oportunidade para refletirmos um pouquinho sobre isso. Eu costumo dizer assim em minhas palestras: O melhor país do mundo para se viver é o Brasil, o melhor estado é o Paraná, a melhor cidade é Curitiba e o melhor time é o Clube Atlético Paranaense. Vou ainda mais longe, a melhor família é a minha. Torcer por outro país, outro estado, outra cidade, outra família e outros filhos não é racional, não é lógico e não é produtivo, pois não vai fazer com que onde eu vivo seja melhor, muito pelo contrário.

          Estou plenamente convicto de que pensar assim não denota bairrismo e sim respeito pela terra em que vivemos, pelo ar que respiramos, pela nossa cidade, nossos cidadãos e filhos.

          A mensagem que eu gostaria de deixar é: você que vive aqui no Paraná, apoie nossos times, vamos nos fortalecer juntos e unidos para que cessem as injustiças arbitrárias que temos visto em resultados dentro do campo.

          Muito embora este seja um tema bastante polêmico, nós temos o direito de apreciar a nossa terra, a nossa cidade, os nossos clubes, nossas empresas, as nossas famílias, os nossos filhos, amigos e todas as pessoas que vivem aqui, independentemente de onde tenham nascidos.

          Vamos todos juntos fazer um Paraná forte e respeitado no cenário esportivo, no futebol. Vamos também fazer um Brasil forte para os nossos filhos e as futuras gerações.

Fonte: Comece a Viver₢
Life and Executive Coach Souza Neto,

Palestrante, autor da palestra exclusiva Além do Gol, além da Vitória, CT Caju, 2005, ano em que o CAP decidiu a Copa Libertadora da América, escritor, autor do livro TECNOLOGIA DA VIDA, segunda edição, 2010. http://www.youtube.com/user/comeceaviver
http://sonhosrealizadoscomeceaviver.blogspot.com/

(Tel. 41-3234-1349)







Fonte: Comece a Viver - lifecoach Luiz Antônio de Souza Neto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário