segunda-feira, 8 de novembro de 2010

A MESMA FERRAMENTA DE GESTÃO PARA UM "EQUIPAMENTO HUMANO" DIFERENTE NÃO FUNCIONA MAIS!

Pode parecer chocante e é proposital. Quando falo de "equipamento humano", eu quero me referir ao tão desfigurado "Ser Humano". É muito lamentável que estejamos reduzindo as pessoas a apólices, equipamentos, máquinas e números.

Acontece que as pessoas aos poucos vão acordando e não querem mais ser tratadas desta forma. Vale dizer que o cenário está mudando e vai mudar muitíssimo mais para os próximos anos e décadas vindouras.
As empresas que insistirem em utilizar ferramentas de gestão humana ultrapassadas, inadequadas aos anseios do homem e da mulher que trabalham como colaboradores nas organizações, fatalmente irão quebrar, ruir, sumir do mapa. Este tipo de organização que não trata o ser humano como seu bem maior precisa quebrar mesmo.

Gostaria de fazer um alerta veemente neste sentido... Se você quer que a sua empresa sobreviva e viva, urge que tome ações efetivas, radicais e convincentes para mudar o desenho e evitar a hecatombe relacional e organizacional que se prenuncia.

Alguns me chamam de visionário, outros de alguém que vê "visagem". Ouso dizer de forma contundente que estamos míopes, alguns na esteira do lucro e da competitividade estão na verdade cegos e por isso não enxergam o que vemos.

Como Personal Life and Executive Coach - Treinador de Vida Pessoal e Empresarial - tenho ouvido relatos chocantes de meus coachees, nestas mais de 12.000 horas de antendimento que tenho em coaching tanto nacional quanto internacional.
Por vezes ouço até as pedras e os tijolos das paredes da minha sala se comoverem com os relatos que por questão ética não posso nominar seus autores. Entrementes, se eu tivesse medo da "máfia, não tivesse soberania absoluta em minhas ações, nem  teria escrito este artigo. Eu tenho um dever perante a minha consciência  como ser humano, cientista comportamental, escritor, palestante e treinador de vida: o de falar  a verdade e alertar para as deficiências grotescas que as empresas apresentam na gestão de pessoas.

Vemos pseudo "líderes" ascenderem à posições de chefia apenas com a bagagem técnica e acadêmica,sem a devida formação para gerirem sequer suas vidas, quanto mais outras "vidas profissionais". O resultado nós vemos nos escritórios de coaches, nos consultórios psicológicos'-psiquiátricos, médicos. Quantas vezes eu ouvi a seguinte frase: "Ah! Se eu pudesse falar tudo o que passo em meu trabalho".

Vejo gente trabalhando doente nas organizações, vejo médicos do trabalho residentes rasgando o código de ética por conta da produtividade e da concorrência... Vejo administradores e psicólogos não fazerem juz aos juramentos que fizerem quando de suas solenes formaturas.Até onde vai o limite da exploração do ser humano, eu pergunto!  Tudo isso em pleno século XXI.  Onde está a evolução de que tanto nos orgulhamos... A verdade é que sabemos e temos conhecimento destas deficiências na gestão humana... Eu pergunto: Quando vamos dar um basta nisso? 

Que tal , se ao invés da propaganda institucional, aquela paga para a mídia publicar o que queremos... Ouvíssemos as esposas, os maridos,  os clientes, os fornecedores,os filhos, os vizinhos, os amigos dos (as) nossos(as) colaboradores (as)... Talvez todos nós ficássemos chocados com estes relatos.

Tenho plena ciência de que serei muito criticado por estas afirmações... Outros me classificarão como insano. Não tem problema! Eu não sou pago por nenhuma empresa, nenhum órgão, nenhuma patrocinador...Eu patrocino a mim mesmo. Não há ninguém que me "faça"dizer inverdades ou afirmar conceitos nos quais não acredito mais.  Isto tem um preço muito alto no campo dos negócios... Mas há uma grande alegria em proceder assim... A liberdade de dizer o que se pensa e expressar o que se acredita lá no fundo da alma. A dignidade e a felicidade de um Homem e de uma Mulher não têm preço.

No meu livro TECNOLOGIA DA VIDA- Onde está o meu "software"= Manual de Instruções, segunda edição;conto a minha história de vida, os desafios que enfrentei. Apresento duas teorias científicas que desenvolvi: 1. A teoria das 9 dimensões da vida, que possibilita uma viagem para dentro de si, em termos do autoconhecimento, tendo com resultado a elaboração de um projeto de vida bem estruturado em todos os campos da vida humana. 2. A teoria do "software e dos vírus mentais", a qual possibilita o mapeamento e a remoção das barreiras e dos obstáculos  internos que nos impedem de alcançar os objetivos tão desejados não somente no campo financeiro.
Maiores informações podem ser acessados nos seguintes links:


ou ainda através da nossa Assessoria de Comunicação  assessoriacoachsouzaneto@comeceaviver.com.br (41) 3234-1349

Um comentário:

  1. Bom dia Luiz, assino em baixo, sinto a mesma indignação, talvez até por isso encontro dificuldades em me registrar novamente numa empresa, não somos mecânicos, somos todos iguais e com as mesmas necessidades, opiniões, interesses, direitos e deveres, mas o que acontece é : 'sobreviver até onde aguentar', se vc não quer (fizer), tem quem queira... e assim por diante. Abraços...

    ResponderExcluir